Curiosidade sobre o Pão Francês

Até o fim do século XIX, o pão mais comum no Brasil era completamente diferente, com miolo e casca escuros. Na época, era bastante popular em Paris um pão curto com miolo branco e casca dourada. Os viajantes ricos que voltavam de Paris descreviam o produto a seus cozinheiros, que tentavam então reproduzir a receita pela descrição de como ele era(aparência).

O resultado foi a invenção do
pão francês brasileiro.
Em algumas regiões do país ele se difere de sua fonte de inspiração européia, contem açúcar e/ou sal.
Com o tempo, o novo pão foi ganhando apelidos em locais diferentes, como:
Pãozinho (São Paulo);
Pão massa grossa (Maranhão);
Cacetinho (Rio Grande do Sul, Bahia);
Pão careca (Pará);
Média (Baixada Santista);
Filão, pão jacó (Sergipe);
Pão aguado (Paraíba);
Pão de sal ou  Pão carioquinha (Ceará) em diferentes cidades do Brasil.


Café da manhã na padaria...


Como é bom tomar café na padaria, você costuma ir?
Vou as vezes, porque todos os dias deve sair caro no final do mês, hoje por exemplo pude ir.
Acho engraçado os diálogos, se você prestar atenção é bem legal. Cheguei e logo ouvi:
Balconista: - bom dia alemão, pois não;
Eu: - bom dia, por favor um com leite e um pãozinho com manteiga;
Começo a prestar atenção...
Balconista: fala bem alto, dois pão na graxa e um na chapa;
Chapeiro: é pra já;
Balconista: mais um só na graxa;
Balconista: mais um na graxa e na chapa;
... e as pessoas chegando,
Balconista, cochicha com Chapeiro: viu ela hoje, mas ela tá dimais e cheirosa, eihm;
Chapeiro: Teco, cê num guenta não...kkk;
Teco: o que? guento, ohw si guento home, si uma num der faço duas viaje... kkk;
...e as pessoas continuam chegando, sentam duas mulheres ao meu lado,
Vem a pergunta: bom dia, claro ou escuro?
Mulher de azul: o meu é mais escurinho com açúcar;
Mulher de branco: o meu mais claro e adoçante;
Teco, cochicha com outro Balconista: será que o meu serve? ...kkk
Pra minha surpresa...
Não é que a Mulher de azul ouviu e respondeu dando risada... - se for bem docinho...rsrs
Rápido o Teco fala: sei não, mais acho que é, e elas nunca reclamam...rs
Daí, meu brother cá comigo, com certeza se ele estiver a fim e investir pode até rolar um caso, o que você acha?

Pensamento: as oportunidades sempre aparecem cabe a você saber e querer aproveitá-las, confirmado.




Aproveitando, Curiosidades sobre o seu Café da manhã

Você está tomando seu delicioso café da manhã e acidentalmente o seu delicioso pão com manteiga cai, imagine qual parte do seu pão ficará no chão?
Podemos citar um trecho das variações da Lei de Murphy(filósofo)
"Se alguma coisa pode dar errada ela vai dar errado".

Além disso, a Lei de Finagle(filósofo?) também dá condições perfeitas para explicarmos mais este acontecimento:
"Se uma coisa pode dar errado, irá dar no pior momento possível".

Postagens populares