Você certamente já ouviu falar que guardar raiva faz mal a saúde, acredito que pode ser um mito, na verdade o que faz mal a saúde é você sentir raiva, se expuser ou não este sentimento não faz tanta diferença, o mais importante que “botar pra fora” é ter serenidade, tranquilidade necessária para não senti-la.
Muita gente considera o “não levo desaforo pra casa” como sendo algo bom, mas na verdade não é bem assim, quando a pessoa não consegue se controlar acabará perdendo o domínio da situação agindo instintivamente e poderá chegar ao ponto de perder a razão. O lado humano ficará praticamente anulado.
Sem contar que o estresse contínuo da pessoa que se irrita por tudo e por nada “pavio curto” prejudica a saúde, cientificamente comprovado que altera as funções cardiocirculatórias podendo ocasionar hipertensão arterial, arritmias, infarto, crises alérgicas, úlceras, etc.
Pior ainda será conviver com um cão raivoso, não deve ser nada fácil, a pessoa que tem como reação gritar, bater, morder, atacar, ou seja, qualquer forma de liberação da raiva, que não alivia só torna ainda mais intensa, consequentemente trará problemas físicos e o desgaste numa relação será ainda maior do que qualquer ganho no final do surto.
Ao término você deve estar se perguntando: e então? O que é melhor fazer?
Pra confundir mais ainda, você sabia que os raivosos são mais aceitos socialmente do que as pessoas que expressam tristezas ou mágoas? Que em empresas, dão preferência, mais oportunidades aos raivosos?
É um mito que se confirma?
Dizem que sim, os pesquisadores constataram, mas não podemos dizer que expressar raiva não traga prejuízos.
No mercado de trabalho geralmente as pessoas “descontroladas” se dão melhores que as mais apáticas, o que você acha? Taxam como aqueles que têm mais atitude.
Sabemos que há momentos em que a vontade é “chutar o balde” como se diz popularmente, mas o controle da situação faz com que se encontrem formas mais saudáveis para solucionar problemas. A violência e agressividade torna o ambiente tenso, ruim para os envolvidos, gerando um clima péssimo que fazem da situação um círculo vicioso, quando o ideal é resolver o problema e não criar outros.
Afinal ser calmo ou raivoso?