Bacalhau. Cheiro de bacalhau.

O aroma genuíno de bacalhau é uma denominação ancestral, nem tão clássica, que teve sua perpetuidade no Brasil, de forma predominante, por originar-se mediante a dificuldade de assear a katchanga no inverno, a tcheca.

Essência esta traduzida de forma própria, por determinada estirpe, específica da sociedade lusitana brasiliana, como verdadeiro cheiro de bacalhau, aromaticamente podemos afirmar fatídicamente, evidenciando a simples e delicada falta de ação que consequentemente nos flagra a cheirosinha.

Acreditamos de maneira geral, que a classe feminina, sem querer desmerecer a perseguida, tem plena consciência desta profilaxia natural. De certa forma podemos afirmar que tanto as garotas, como às senhoras, damas e porque não incluir também as concubinas, já se acostumaram com a fragrância da abençoada.

Temos até um case:

Certo dia, uma senhora de classe pouco menos privilegiada, coincidentemente, saiu do supermercado, tinha acabado de furtar um bacalhau, para passar despercebida, escondeu debaixo da saia. Pegou o coletivo para ir embora.
Já no ônibus, os passageiros começaram a estranhar o cheiro.
O cobrador olhava atentamente para todas as viajantes, sacolas, sapatos, franzia o nariz, virava o rosto de um lado para o outro tentando saber de onde vinha o cheiro.
O motorista, mais irreverente, que era alérgico a peixe, gritou bem alto:
  -  Por favor, a senhora que estiver com o bacalhau enfedorentado, peço que se retire do coletivo na próxima parada com seu bacalhau fedorento, catinguento.
Então, no próximo ponto desceram vinte mulheres, menos a dita cuja que roubou o peixe da Noruega, o bacalhau, que ainda comentou em voz alta:
  -  Pelo jeito a mulherada por aqui, locandeiras desta cidade, não tem o costume de lavar o bacalhau!
Ao chegar a sua humilde residência, A senhora deixou o bacalhau na bacia e foi para o quarto. Lá estava o seu marido, logo estranhou o cheiro da sua esposa, e falou:
  -  Minha querida, vá lavar o bacalhau!
Então a sua esposa explicou:
  -  Mas amor, eu já lavei na bacia.
O marido, mais que depressa insiste:
  -  Pelo amor de Deus! Vá lavar o buraco da serpente, este seu banho de bacia não resolveu o cheiro do bacalhau. Já para o chuveiro!

Coisa de gente grande! rsrs

Avó, melhor manter por perto.

Já ouviu alguém se referir ao colega dizendo “esse foi criado pela vó (avó)”?

Pois é, isso significa ter muitos méritos, ser criado junto aos avós, apesar de usarem esta referencia com certo descaso, querendo na verdade dizer que a pessoa foi muito mimada (o), estudo comprova que a relação com os avós, traz muitos benefícios no desempenho escolar e relacionamento com os colegas, a sociabilidade.

Manter a avó por perto, dá a estes privilegiados, maior controle sobre a própria vida e os tornam mais disciplinados e conscientes de suas escolhas.

Tem maior facilidade para administrar o seu tempo, e no relacionamento se preocupam mais com as pessoas, convivem melhor com os mais velhos.

Os avós sempre passam melhor os ensinamentos sobre compreensão, ternura piedade.

Felizes aqueles que convivem mais com os seus avós.

Copa do Mundo 2014 - São Paulo

Chulé, como evitar.

Os homens tem maior probabilidade, do que as mulheres, quanto a ter chulé, é mais comum, mas todos podem vir a ter, o chulé é comum aparecer se você não tomar os devidos cuidados.

Tem pessoas que até ganham o apelido de chulezento, pé podre... rsrs, É muito desconfortável.

O que fazer?

Primeiro lugar: Bastante Higiene

- aconselha-se, lavar bem os pés usando sabonetes comuns e hidratar;

- secar bem a planta dos pés e também entre os dedos;

- procurar usar calçados abertos, facilita a respiração dos pés;

- procurar trocar o calçado todos os dias, deixando pelo menos um dia de intervalo, em lugar bem arejado, para usar novamente;

- sapatos totalmente fechados, de plásticos, aumentam a probabilidade de causar chulé, evite;

- se seus pés transpiram muito, o talco pode não ajudar, devido à umidade causada pelo suor poderá virar uma pasta e ficará pior;

- se precisarem utilizar meias, prefira as de algodão, além de absorver melhor o suor também facilita evaporar;

- Agora, se já tentou todas as preventivas e não deu certo, o melhor a fazer é procurar ajuda de um dermatologista.

Sinta-se melhor, sem chulé.

Manter-se no emprego – quatro dicas para pensar


Lição um:


Um urubu está pousado numa árvore, fazendo nada o dia todo.
Um coelho viu o urubu e perguntou:
– Posso sentar como você e ficar fazendo nada o dia todo?
O urubu respondeu:
– Claro, por que não?
Assim, o coelho sentou-se embaixo da árvore e ficou descansando. Subitamente apareceu uma raposa que saltou sobre o coelho e o comeu…
MORAL DA HISTÓRIA: Para ficar sentado sem fazer nada, você precisa estar sentado muito, muito alto.


Lição dois:


O peru estava batendo papo com o touro.
– “Eu adoraria ser capaz de chegar ao topo daquela árvore”, suspirou o peru, “mas não tenho força…”.
– “Ora,” replicou o touro, “por que você não come um pouco do meu esterco? Ele tem muitos nutrientes”.
O peru bicou um pedaço de esterco e verificou que realmente isso lhe dava a força necessária para chegar ao primeiro galho de árvore. No dia seguinte, depois de comer mais uns bons nacos de esterco, ele chegou ao segundo galho.. Finalmente depois de duas semanas, comendo esterco de boi, de búfalo, das zebras, ele estava orgulhosamente empoleirado no alto da árvore. Imediatamente foi visto por um fazendeiro que atirou nele…
MORAL DA HISTÓRIA: Qualquer bosta pode levar você ao topo, mas não manterá você lá.


Lição três:


Quando o corpo foi criado, todas as partes queriam ser chefe. O cérebro foi logo dizendo:
– Eu deveria ser o chefe, porque controlo todas as respostas e funções do corpo.
Os pés disseram:
– Nós deveríamos ser o chefe, porque carregamos cérebro para onde ele quiser ir.
As mãos disseram:
– Nós é que deveríamos ser o chefe, porque fazemos todo trabalho e ganhamos o dinheiro.
E assim foi com o coração, pulmões, olhos, até que chegou a vez de o cu falar. Todas as partes riram do cu por querer ser o chefe. E foi daí que ele entrou em greve, bloqueou-se e recusou-se a trabalhar.
Em pouco tempo os olhos ficaram vesgos, as mãos crisparam, os pés se retorceram, o coração e os pulmões entraram em pânico e o cérebro teve febre. No final todos concordaram, e o cu passou a ser o chefe. Todas as outras partes, então, faziam seu trabalho, e o chefe ficava sentado e deixava a merda passar!

MORAL DA HISTÓRIA: Você não precisa de cérebro para poder ser um chefe; qualquer cuzão pode ser.



Lição quatro:


Era uma vez um pardal cansado da vida… Um dia, resolveu sair voando pelo mundo em busca de aventura. Voou até chegar numa região extremamente fria e foi ficando gelado até não poder mais voar e caiu na neve. Uma vaca, vendo o pobre pardal naquela situação, resolveu ajudá-lo e cagou em cima dele. Ao sentir-se aquecido e confortável, o pardal começou a cantar. Um gato ouviu o seu canto e foi até lá, retirou-o da merda e o comeu…

MORAL DA HISTÓRIA:
1) Nem sempre aquele que caga em cima de você é seu inimigo;
2) Nem sempre quem tira você da merda é seu amigo;
3) Desde que você se sinta quente e confortável, mesmo que esteja na merda, conserve seu bico fechado!!!

Escambau

 “iscambau”, “uscambau” e “scambau”.

O leitor Igor Felipe, do Recife, gostou da palavra “escambau”, que usei outro dia, e pergunta por seu “significado e origem”. “Desde pequeno escuto essa palavra mas só descobri sua grafia na sua coluna”, diz Igor, acrescentando já ter visto por aí as formas “iscambau”, “uscambau” e “scambau”.

“Escambau” – grafada assim nos dicionários – é uma das minhas gírias antiguinhas de estimação. Leva a data de 1950 no Houaiss, mas tem o misterioso poder de conservar um certo frescor. Não faz o falante parecer recém-saído de uma câmara criogênica, como ocorre com “jóia”, “brasa”, “bokomoko”.

O sentido de “o escambau” é, como se sabe, “mais um monte de coisas” – uma espécie de “etc.” menos formal e mais enfático. Também é possível encontrar a palavra, com menos freqüência, num papel que costuma ser assumido por palavrões. Exemplo: “Ingênuo, eu? Ingênuo é o escambau!”


Sua origem é controversa, mas a tese que soa mais plausível deriva a palavra de “cambada” (porção de coisas, cambulhada). O Houaiss, sempre ele, explica como isso teria ocorrido: “com alteração de sufixo para -al, ‘grande quantidade’, e depois grafado com -u, seguindo a pronúncia do -l  final, predominante no Brasil”.

Sérgio Rodrigues(colunista)
Todoprosa - VEJA


1ª Festa da Cultura Nordestina – São Caetano do Sul

1ª Festa da Cultura Nordestina
São Caetano do Sul - Sâo Paulo

Dias 19, 20, 26 e 27 de Outubro/2013
Espaço Verde Chico Mendes.
Das 10h às 22h. Gratuito. Livre.






Rapé, para que serve?

Rapé artesanal, adiciona ao tabaco(fumo) moído ou ralado outras plantas, como sementes de cumaru-de-cheiro e imburana, cravo-da-índia, canela, erva-doce, entre outros.
No Nordeste e Norte do Brasil, os mesmos comerciantes de tabaco costumam preparar rapé artesanal e estocá-lo para venda. 
No Mercado Municipal de Campinas - São Paulo, ainda há muitos compradores de rapé. 
Cheirar o rapé é até um procedimento considerado elegante, para fazer o mais usual é com o dedão, rsrs.
Aproxima-se o pó de uma das narinas, tendo a outra tampada com o dedo indicador da outra mão, aspira-se com força fazendo com que o pó entre pela narina e em seguida, o espirro vem.
O rapé, em tempos passados, foi o grande estimulante do nariz, causando o espirro. Ainda é possível encontrá-lo em tabacarias, são fabricados em pequenas indústrias.


"O rapé tem o tabaco ou fumo e nele encontra-se a NICOTINA, que, se não for usado com moderação, pode viciar o organismo, transformando o usuário de rapé em dependente e podendo causar danos a saúde."

Assista também o vídeo, clique no link abaixo:
Rapé

"O rapé indígena
O rapé é uma tradição cultural e espiritual dos povos Katukina, Yawanawá(região do Acre e Amazonas) e de outras tribos da região. Ele é usado como consagração depois do trabalho, para desabafar, relaxar, esfriar a memória. Ele pode ser usado a qualquer hora e tira o enfado físico mental e espiritual, quando nasce um novo pensamento, uma ideia nova."(fonte - site: Medicina a Rainha da Floresta)

Parque Eng. Salvador Arena

Ao visitar São Bernardo do Campo não deixe de conhecer.










Este parque, Salvador Arena, fica na Avenida Caminho do Mar, no bairro Rudge Ramos, na cidade de São Bernardo do Campo, estado de São Paulo - Brasil.



Sapato apertado

Você já deve ter sofrido, sentindo desconforto, com dor nos pés, pé machucado por uso de um sapato apertado.

“Confira algumas dicas para amaciar os sapatos apertados e poder utilizá-los sem sofrimento:

A etapa mais fácil é fazer uso do sapato em casa, antes de sair para rua ou evento. Dessa forma, o calçado vai se adaptando ao formato do seu pé e permite que eles não te machuquem tão cruelmente quando você decidir usá-los para valer.

Manter os pés hidratados é tão comum quanto passar hidratante no rosto.

Preencha um saco plástico com água e amarre bem, de modo que a água não vaze. Em seguida, encaixe o saquinho no sapato, fixando com elásticos ou fita adesiva e tomando cuidado para que a água se concentre principalmente nas áreas mais apertadas. Feito isso, coloque o sapato no congelador. O que ocorre é que, conforme a água vira gelo, ela se expande e “leva” o sapato junto.

Aplique álcool ou água na parte interna dos sapatos. Complete com papel amassado, limpo e úmido. Aperte bem e aguarde 12 horas. Retire o papel e calce o sapato ainda úmido para tomar a forma do pé”.


Dica do site Estilo Rac.


A TAL DA RAZÃO DE SER.

Por que é que nesta vida tudo tem ter uma explicação? Será que nascemos para dar explicações e ou justificativas? Meio chato isso, não é mesmo?

É tipo assim: se você chegou cedo, o que aconteceu, caiu da cama?

Você chegou tarde. Caramba!... Isso são horas?

Você está com fome. Nossa!... Dormiu amarrado hoje?

Você não quer comer. O que acontece com você, não se sente bem, esta doente?

Tudo que a gente faz, na porra desta vida, tem que ter um por quê?

Você esta sorrindo, contente. Caramba!... Conta aí. Parece que viu passarinho verde?

Se esta sério, na sua... Tá chateado parece que brigou com o mundo?

Que merda isso, diria mais, a coisa chata esse negócio de que tudo tem uma razão de ser?

Será que a maioria das pessoas, não tem assunto, ou se tem sempre dão preferencia, a saber, das razões, os porquês do que se fez, por que isso e por que aquilo.

Isso acontece praticamente em cem por cento dos relacionamentos, ninguém espera que você chegue e de livre e espontânea vontade, fale, já vem logo perguntado e quando não intimando respostas, satisfações.

Alguns justificam dizendo, que é a forma de mostrar para a outra, que nos preocupamos com ela. Será que é?

"Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas...”. 


Isso é apenas um momento de reflexão, não vale afirmar se é certo ou errado, mesmo porque o tal de certo ou errado é muito relativo e depende de “n” fatores.


Viver, enquanto ha tempo. Filosofia.


Seja, enquanto pode ser;
Sinta, enquanto pode sentir;
Esteja, enquanto pode estar;
Trabalhe, enquanto pode trabalhar;

Se você tiver a fim de dar doce a uma criança, não espere o Dia de Cosme e Damião, realize a sua vontade, data não tornará o doce mais gostoso, talvez mais caro sim, se você precisar comprar. A data, pense, é apenas mais um detalhe.
Dependendo de quanto tempo irá demorar, tanto coisa poderá acontecer, mudar o curso, pode ser até que a sua vontade passe, olha que chato, se isso acontecer deixará de viver tal experiência, sem que tenha realizado, ter sido e feito alguém feliz.
Sabe aquela pessoa que decide usar o melhor perfume, a melhor roupa ou a sua melhor joia, numa noite muito especial.
Pode ser que nem use. Quanto tempo irá esperar por esta noite maravilhosa, pode ser que ela não venha ou venha e nem deu tempo de pegar para usar, ficou guardado.
É, pode acontecer.
Não de tanto tempo ao tempo, “não deixe para amanhã o que pode ser feito hoje”.

Se sente o desejo e pode realizar, faça-o agora.
Podes e deve sonhar, seguir em frente, livre em busca de saber, conhecer, ter certeza que não apenas passou por aqui, mas viveu.
Quer ser feliz, identifique seus desejos e seja prático, valorize seus momentos simples, da sua vida cuida você.
Com relação às pessoas, qualquer coisa que faça, tanto pode agradar como desagradar alguém, as pessoas são imprevisíveis, a maioria inconstantes, tai um bom motivo para não se preocupar tanto com os elas, nem Cristo agradou a todos.
Amanhã pode ser tarde, pode ser que se arrependa por ter deixado para depois, e se morrer amanhã, o futuro é muito incerto.

Triste é se arrepender por não ter vivido. Não quis, deixou o tempo passar.
Apaixone-se, enquanto pode apaixonar;

Ame, enquanto pode amar;

Bora viver.
 

Postagens populares