Rapé, para que serve?

Rapé artesanal, adiciona ao tabaco(fumo) moído ou ralado outras plantas, como sementes de cumaru-de-cheiro e imburana, cravo-da-índia, canela, erva-doce, entre outros.
No Nordeste e Norte do Brasil, os mesmos comerciantes de tabaco costumam preparar rapé artesanal e estocá-lo para venda. 
No Mercado Municipal de Campinas - São Paulo, ainda há muitos compradores de rapé. 
Cheirar o rapé é até um procedimento considerado elegante, para fazer o mais usual é com o dedão, rsrs.
Aproxima-se o pó de uma das narinas, tendo a outra tampada com o dedo indicador da outra mão, aspira-se com força fazendo com que o pó entre pela narina e em seguida, o espirro vem.
O rapé, em tempos passados, foi o grande estimulante do nariz, causando o espirro. Ainda é possível encontrá-lo em tabacarias, são fabricados em pequenas indústrias.


"O rapé tem o tabaco ou fumo e nele encontra-se a NICOTINA, que, se não for usado com moderação, pode viciar o organismo, transformando o usuário de rapé em dependente e podendo causar danos a saúde."

Assista também o vídeo, clique no link abaixo:
Rapé

"O rapé indígena
O rapé é uma tradição cultural e espiritual dos povos Katukina, Yawanawá(região do Acre e Amazonas) e de outras tribos da região. Ele é usado como consagração depois do trabalho, para desabafar, relaxar, esfriar a memória. Ele pode ser usado a qualquer hora e tira o enfado físico mental e espiritual, quando nasce um novo pensamento, uma ideia nova."(fonte - site: Medicina a Rainha da Floresta)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares